SEXO & DR




 "É comum as pessoas se encantarem por outras que possuem características de personalidade que elas não têm e gostariam de ter. Só não sei se numa relação amorosa entre pessoas tão diferentes há espaço para uma vida a dois satisfatória.
Quando um homem tímido e inseguro se casa com uma mulher extrovertida, falante, cheia de amigos, o que pode acontecer à vida deles? À primeira vista só coisas boas, claro. Ela possui o que falta a ele e, portanto, pode ajudá-lo a ser mais comunicativo, se soltar mais, conhecer mais pessoas. Um complementa o outro. Esse encaixe parece ser a solução perfeita.
Além do tímido e da extrovertida, conhecemos também o decidido e a indecisa, o animado e a deprimida, o alienado e a sabetudo, a corajosa e o medroso, entre outros. Sem contar que existem várias outras diferenças sutis, difíceis de ser percebidas. Mas na maioria dos casos essa situação é bem mais complicada do que parece e surgem problemas. O primeiro deles é a acomodação. Ela impede o crescimento pessoal; o indeciso acaba deixando o outro resolver todas as questões que necessitem de decisão, não se empenhando para modificar o que não gosta em si próprio.
Entretanto, há no amor entre duas pessoas muito diferentes um inconveniente mais sério e bastante comum: a inveja. Há quem diga até que a inveja nasce imediata e espontaneamente da admiração. Será que quando admiramos e nos encantamos tanto por alguém oposto a nós, estamos realmente satisfeitos com o que somos? O invejoso admira o invejado, desejaria estar em seu lugar, ser como ele é e não consegue. O pior é quando o invejoso, não suportando a sua própria inveja, passa a depreciar no outro, justamente os aspectos que gostaria de
possuir. Ou então, o que também ocorre com frequência, sutilmente sabota as realizações do parceiro, numa tentativa desesperada de diminuir seu sentimento de inferioridade.
Na fase do encantamento apaixonado a inveja não se manifesta, por mais diferentes que sejam as pessoas. O que elas vivenciam é a ilusão da fusão romântica, em que os dois se transformam num só. Nesse momento não se deseja nada do outro além do amor. Contudo, todos sabemos que esse período inicial de paixão não resiste à convivência cotidiana. Portanto, quando a inveja surge é um sinal de que o encantamento chegou ao fim".
por Regina Navarro Lins
Psicanalista e sexóloga,  autora de O Livro de Ouro do Sexo (Ediouro). 

Até o momento nenhum comentário a fazer...


JORNAL O DIA| 27/06/2010| COLUNA "NO DIVÃ" - REGINA NAVARRO
"Recebi este e-mail:"
" Nunca tive orgasmo com o meu marido, mas desde as primeiras vezes fingi intenso prazer. Ele acredita que sou uma mulher muito ardente, e todos os dias me procura para sexo. Pode estar cansado gripado ou mesmo com febre, não admite me deixar insatisfeita. Como não tenho mais nenhum tesão por ele, finjo estar dormindo ou com dor de cabeça . Mas ele insiste em cumprir o seu papel. Não tendo mais como reverter esse quadro, que já se tornou crônico - a não ser que conte toda a verdade - passei a fingir cada vez mais rápido. São sete anos de uma farsa tragicômica. Já fiz até as contas. Devo ter fingido uns 2600 orgasmos. A coisa está num nível que, para acabar logo, já no início da transa começo a gozar"
Resposta da colunista:
"A mulher pode não ter orgasmo e fingi-lo por várias razões. Mas no caso da leitora parece que o problema começou desde o início , quando os dois , sem perceber, estabeleceram uma relação em que a tônica foi a falta de espontaneidade. Ao se preocuparem tanto em passar para o outro uma imagem sexual de si próprios, tão distante da realidade, se tornaram escravos de uma farsa, inviabilizando assim qualquer possibilidade de prazer"
O meu pitaco:
Gente, não deve ser fácil viver assim!
E nós que somos mulheres corajosas, liberadas e modernas, não podemos deixar de achar absurdo o comportamento dessa moça, correto? Errado!
Pode parecer absurdo mas para algumas mulheres é muito difícil dizer pro parceiro do que gostam ou como gostam. 
 Há mulheres que nasceram para ser adivinhadas. 
A grande maioria das mulheres pode não esperar pelo príncipe encantado num cavalo branco, mas sonham que ele venha numa poderosa picape daquelas de cabine dupla... 
Nada  jamais irá tirar da mulher o sonho de ser feliz, somente o tempo esmaece essa expectativa... Assim muitas de nós mulheres, não conseguimos separar o momento do sexo de um momento de sonho. Atribuímos ao momento de prazer muito mais que apenas a cama. Lidar com essa complexidade, sendo o sexo o lado em comum com a nossa "índole animal", é complicado até para nós mesmas.
Há mulheres que foram geradas e criadas debaixo do chicote da repressão. Observem que até hoje, em pleno século 21 existem os julgamentos de comportamento femininos e muitos extremamente injustos e desequilibrados. 
Diante do medo de ser recusada, ser preteridas por outra, algumas mulheres escolhem fingir esquecendo-se que deverão fingir pelo resto das vidas.
A notícia boa é que elas pelo menos entendem que há algo de errado e procuram alguma alternativa. Bem melhor que antigamente quando não tinham saída e conviver na nossa sociedade como divorciada trazia consequencias  tão dolorosas quanto abrir mão do prazer físico...